KMZ ASSOCIADOS

por Kleber B. Ziede

Planejar para sair na frente

Leave a comment

O cenário econômico dos últimos três anos foi o mais grave registrado nas últimas duas décadas em nosso País e causou rupturas na estrutura produtiva que levarão muitos anos para serem recuperadas. Muitas empresas foram obrigadas a reduzir suas estruturas, demitir talentos e rapidamente reposicionar seus negócios para não sucumbir. Muitas ficaram pelo caminho. Mais de 14 milhões de brasileiros estão sem atividade produtiva. O Brasil perdeu seu grau de investimento, o qual foi conquistado à duras penas e os investimentos em infraestrutura desapareceram.

Não bastasse este cenário recessivo, os escândalos de corrupção colocam a credibilidade dos agentes políticos na berlinda e afastam ainda mais os investidores internacionais de longo prazo. Aos cidadãos e empresários interessados em retomar as atividades produtivas no Brasil, resta o desejo e a expectativa da renovação do quadro político e a identificação de novas lideranças capazes de conduzir a Nação a um novo horizonte a partir de 2019.

Enquanto o cenário econômico, aos poucos vai se tornando mais claro, muitas empresas ainda sofrem com prejuízos, não vislumbram a retomada dos negócios e tampouco os caminhos a serem seguidos nos próximos meses.

Este é o momento das empresas olharem melhor para os seus mercados, para o perfil dos seus clientes, que pode ter sofrido mudanças significativas, ajustar os seus produtos e repensarem as suas estratégias, olhando o futuro que poderá ser promissor, já a partir do final de 2018.

É hora de planejar o seu negócio, colocá-lo novamente no foco e definir estratégias e ações que possibilitem retomar as atividades e os investimentos, para atender a um mercado que, após três anos de recessão, tem tudo a ser feito e muito a ser reconstruído.

A necessidade de recompor o capital das empresas exigirá novos projetos, com mais qualidade, executados com maior habilidade profissional e com maiores níveis de eficiência e produtividade, como forma de compensar as perdas geradas nos últimos anos.

A qualificação das pessoas, a inovação e a utilização de novas tecnologias deverão ditar a nova onda de investimentos das empresas brasileiras.

Quem sair na frente terá a vantagem competitiva necessária para se antecipar à concorrência, retomar o mercado e voltar ao lucro.

Kleber B. Ziede, Economista, sócio da KMZ Associados

Author: kleberziede

Economista, Pós graduado em Planejamento e Gestão , Pós graduado em e Administração Financeira, Especialista em Governança Corporativa, Sócio Sênior da KMZ Associados

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s